top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

DE REPENTE 30 - TRANSIÇÃO DE CARREIRA - DO DIREITO PARA A BIOMEDICINA DEPOIS DOS 30 ANOS

Atualizado: 9 de ago. de 2023


O filme "De Repente 30" diz que os 30 anos é a idade do sucesso, e realmente foi. Mas não do jeito que imaginei aos 24, quando me formei na faculdade de Direito. Para mim, foi quando me conheci de verdade, aprendi a tomar decisões e a me responsabilizar por elas. A assumir riscos e começar tudo de novo.


O primeiro post que escrevi para inaugurar o blog contei AQUI um pouco da minha trajetória entre a advocacia e a maquiagem. Na época, eu estava "concurseira", queria ser servidora pública para ter estabilidade.


Para quem prefere vídeo, eu contei um pouco desse meu processo lá no YOUTUBE.

Eu não tinha uma carreira pública dos sonhos (como ser juíza, promotora ou delegada). Meu único objetivo era ter um "bom" salário para o resto da vida. No entanto, com um alvo tão raso, a jornada de estudos estava pesada demais e eu estava muito infeliz. Já tinha decidido que iria prestar uma última prova (prevista para junho de 2020) e, se eu não passasse, iria desistir de vez dos concursos.


Porém, apesar de gostar de maquiar, eu não queria seguir a carreira de maquiadora, era para mim apenas uma renda extra que me ajudava a custear meus estudos. Mas para sair da área jurídica, eu continuaria maquiando até descobrir o que realmente queria fazer! A única certeza era que não voltaria a advogar.


Então, comecei a fazer planejamentos, estudar sobre empreendedorismo e criar estratégias para profissionalizar ainda mais meu trabalho como maquiadora.


Em janeiro de 2020, viajei para Maringá/PR para fazer um curso, de uma semana, com a maquiadora Brigitte Calegari. Ela é uma grande referência em maquiagem beauty (leve) e era meu sonho aprender com ela.


Nesse mesmo mês, publiquei meu site. Minha "casa própria" na internet. Eu queria ter um blog (este que você está lendo) e também não ficar refém do algoritmo do Instagram.


Também reativei meu canal no Youtube e comecei a postar vídeos semanais, como forma de me posicionar e aparecer em mais lugares. Inaugurei o Blog e pude voltar a fazer algo que adoro, uma das poucas coisas que mais gostava de fazer quando advogava - escrever!


Mas veio a pandemia (COVID-19) e com ela o chacoalhão que eu precisava! Porque tanto os concursos públicos quanto os eventos sociais (normalmente as pessoas contratam maquiador para festas) foram suspensos por prazo indeterminado.


Naquele momento, entendi como um sinal do Universo. Não seria servidora pública, pois não iria mais prestar nenhum concurso! Também não voltaria a advogar. No entanto, ser maquiadora também não era mais uma alternativa naquele momento.


Como minha decisão estava tomada, comecei a pensar no que eu poderia fazer na área da beleza que não dependesse de eventos. Rapidamente, as sobrancelhas se tornaram uma opção. Primeiro seria design, mas quando descobri a Nanopigmentação, me apaixonei.


Fiz o curso da maior referência nesse procedimento - Natália (Beauty) Martins. Fiquei tão imersa em procedimentos de beleza que logo começaram a aparecer referências em harmonização facial, e eu fui ficando cada vez mais interessada em trabalhar com técnicas capazes de melhorar a imagem externa, autoconfiança e autoestima das pessoas.


No entanto, eu jamais cursaria Medicina ou Odontologia para isso (são cursos caríssimos e mesmo em Universidades Federais são em tempo integral, totalmente fora da minha realidade). Descobri, então, que outros Conselhos de Saúde também autorizam que seus profissionais realizem procedimentos estéticos injetáveis. Dentre eles, Biomedicina, que quase foi minha profissão em um tempo remoto (no vídeo, falo sobre isso).


E por 6 meses, essa ideia ficou martelando na minha cabeça. Como eu poderia ingressar no curso sem precisar fazer vestibular ou ENEM (por ser Bacharel, só precisava entrar com obtenção de novo título)? Acabei me animando e aceitando esse novo desafio.


Decidir abandonar o diploma em Direito e voltar para a faculdade depois dos 30 anos foi desafiador, mas também emocionante. Entendi o que realmente queria fazer profissionalmente (algo que eu não sabia aos 18 anos). A sabedoria que vem com a maturidade me permitiu fazer essa escolha consciente.


Diferentemente da primeira graduação, hoje me sinto muito mais preparada para aprender. Com mais experiência e maturidade para absorver conhecimentos. Apesar de as matérias da Biomedicina serem muito mais complexas do que as do Direito, aprendo com muito mais facilidade, pois aprendi a aprender!


Na primeira graduação, eu era apenas estudante. Só tive meu primeiro trabalho como estagiária e estava começando a namorar meu atual marido, ainda não era Dona DA Casa. Hoje, preciso equilibrar muito mais coisas: os estudos da Biomedicina, a carreira de empreendedora e a vida pessoal, agora casada.


Mas, apesar de ser mais desafiador, me sinto muito mais preparada do que com 19 anos, quando comecei o Direito. As experiências acumuladas ao longo dos anos me tornaram mais capaz de tomar decisões acertadas e, consequentemente, traçar um plano de ação sólido para minha nova jornada.


A disciplina adquirida ao longo dos anos de trabalho e também de estudo como concurseira foram fundamentais para manter o foco e seguir em frente. Na verdade, não recomecei do zero, recomecei dos 30!


Com 30 anos de bagagem profissional, estudantil, de vida, de erros e acertos. Tudo o que vivi e aprendi faz parte do meu repertório para esse novo capítulo da minha carreira.


Então, se você também está passando ou pensando em passar por uma transição de carreira e está apegada a todos os anos que dedicou à profissão anterior, com medo de recomeçar, achando que é tarde demais, digo: a vida é para frente!


Suas experiências e aprendizados irão te acompanhar na nova carreira. Aliás, elas serão o seu grande diferencial.


Permita-se ser realizada em algo que realmente te traga sentido além do dinheiro. Ele é muito importante e necessário, mas deve servir a você, não o contrário. Portanto, se você tem a chance de trabalhar com algo que te preenche, abrace essa jornada!


Vai valer a pena, eu garanto!


Bárbara Figueiredo - Especialista em embelezamento com naturalidade, Instrutora e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @d.r.a.b.a.r.b.a.r.a



Assine a newsletter do blog para receber em primeira mão, no seu e-mail, nossos conteúdos! no campo abaixo.


Até o próximo post. 😘

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page