top of page
  • Foto do escritorMárcia Florêncio

TIPOS DE SOBRANCELHAS - QUAIS MENSAGENS NÃO VERBAIS ELAS TRANSMITEM NA NOSSA IMAGEM


Imagem - Pinterest


O design da sua sobrancelha carrega uma mensagem. Você sabe o que a sua está transmitindo? Hoje vou te contar um pouco sobre os principais designs de sobrancelhas e como avaliamos esse traço dentro da análise facial.


As sobrancelhas exercem um papel bem significativo na comunicação não verbal da nossa imagem. Assim como os cabelos são a moldura do nosso rosto, as sobrancelhas são a moldura do nosso olhar. Elas podem reforçar ou suavizar as características já existentes dos nossos olhos. E esse resultado pode ser positivo ou negativo a depender do seu desejo de imagem.


Exemplificando um case de olhos com as características descendentes (conhecido como olhos caídos) e com as sobrancelhas curvas ultrapassando a linha harmônica do final da sobrancelha. Esse combo de linhas descendentes irá reforçar esses "olhos caídos", pois linhas iguais se acentuam, o que neste caso pode transmitir uma certa melancolia, tristeza, cansaço e até mesmo fragilidade na imagem. E essas são algumas características não muito bem vindas para a maioria das pessoas, e isso pode levar a uma outra questão - um ruído na imagem.


Um ruído na imagem é basicamente aquilo que está sendo transmitido ao outro, o oposto do seu desejo de imagem. E isso pode resultar em algo negativo dentro do contexto que você está inserido, seja no seu meio profissional ou nos seus relacionamentos interpessoais.


A boa noticia é que tratando-se de sobrancelhas isso é algo fácil de ser resolvido. Além de ser essencial a escolha de um bom designer de sobrancelhas, hoje temos muitos recursos na área estética, como a nanoblading - um novo conceito de micropigmentação de sobrancelhas com efeito super natural, são muitas entre as opções de recursos que temos para deixarmos nossas sobrancelhas no design correto para nosso rosto e desejo de imagem.


Fotos - Pinterest


Por isso ressalto aqui a importância de ter cuidado ao seguir tendências, o efeito copia e cola em que encontramos muitas pessoas com o mesmo design de sobrancelhas por aí.


Seja autêntica e valorize o melhor para você!


Antes de te contar sobre o que alguns dos designs de sobrancelhas comunicam, preciso contextualizar aqui que este conhecimento vem da morfopsicologia, que é uma ciência humanística criada pelo psiquiatra Louis Cormam (1901-1995). Resumindo, morfo significa forma, é o estudo das formas e correlação que existe entre essas estruturas dos indivíduos com o seu psiquismo.


Atualmente temos o Dr. Julián Gabarre que publicou seu livro em português "O rosto e a personalidade - Morfopsicologia" e que está ativamente contribuindo com seus artigos e livro sobre a psicologia facial.


Chega de introdução e vamos ao que interessa :)



Nosso rosto é dividido em terços horizontais e cada um está relacionado a uma área de inteligência. As sobrancelhas estão na linha divisória entre o segmento superior (razão) e médio (emoção). Por isso que elas reforçam nosso olhar e expressão facial.


Elas são analisadas pelo FORMATO (retas, curvas, arqueadas, caídas, inclinadas) COMPRIMENTO ( longas ou curtas) e pela ESPESSURA ( grossas, finas ou falhadas).


Imagem - Pinterest


RETAS - Indicativo de pessoas auto confiantes, práticas, realistas e que tem auto domínio. A sobrancelha mais reta somada a olhos retos transmitem muita intensidade no olhar. Geralmente encontramos mais esse combo no universo masculino.


CURVAS - As linhas curvas sempre comunicam suavidade e nas sobrancelhas podem transmitir uma mensagem mais empática, acolhedora e também de mais sensibilidade.


ARQUEADAS - É o formato mais visto atualmente (e normalmente buscado pela maioria das mulheres). Transmite dinamismo, alegria, ação, vividez e se o arqueamento estiver harmônico transmite jovialidade.


dois pontos importantes a serem considerados para não passar do ponto de equilíbrio para o SEU design perfeito, que é a altura do arqueamento, e a angulação inicial interna dos fios. Essas duas características podem mudar significantemente o olhar e transmitir brabeza ou até mesmo aspecto de estar assustada. Ninguém deseja transmitir isso por aí, não é mesmo? - exceto em algumas situações -brincadeira. ;)


Veja o exemplo abaixo da Michelle Obama. Ela tinha as sobrancelhas muito altas, finas e arqueadas. Um pequeno ajuste e preenchimento de fios foi o suficiente para suavizar a altura das suas sobrancelhas, trazendo mais harmonia ao seu rosto e expressão.


Fotos - Pinterest


CAÍDAS - Esse formato decrescente transmite uma mensagem de cansaço ou tristeza ao olhar. Especialmente se o final da sobrancelha ultrapassar a linha harmônica e seguir em para baixo. Cuidado! Esse é um formato que pode causar um ruído na sua imagem, transmitindo melancolia excessiva e fragilidade, além de deixar o olhar mais pesado, não transmitindo jovialidade.


INCLINADAS - As linhas inclinadas sempre comunicam dinamismo e leveza. Essas sobrancelhas transmitem vivacidade ao olhar. Esse formato ajuda a dar um efeito liftimg na sua face, caso seu desejo seja transmitir uma imagem mais jovial e leve.


Aqui novamente temos dois pontos importantes a observar nesse formato, na parte interna do inicio dos fios entre as duas sobrancelhas (na região da glabela) evite que fique um formato de seta ou "V", o que pode ser associado a instabilidade e conflito na imagem. A melhor opção sempre é deixar o inicio das sobrancelhas menos marcado possível, traz mais naturalidade. E o outro ponto a se observar é o final da calda da sobrancelha muito elevado.


Fotos - Pinterest


Perceba que design de sobrancelhas bem angulado na região da glabela é muito usado nas vilãs da Disney.



Se você faz suas sobrancelhas sozinha, sem ajuda de um profissional, preste atenção no aspecto bem importante das suas sobrancelha - o COMPRIMENTO.


A extensão das sobrancelhas deve iniciar: PI (ponto inicial) - na parte medial do rosto (linha vertical passando pelo dorso do nariz) até o PF (ponto final) - uma linha diagonal que sai do arco do cupido passa pelo final da aba do nariz e e do canto externo dos olhos.


Veja a figura abaixo os pontos PI e PF:

Imagem: Designer de sobrancelhas Bárbara Figueiredo


LONGAS - São consideradas longas quando ultrapassam o ponto inicial e final dentro das medidas explicadas acima. Transmitem resistência, arrojo e força ao olhar. Dependendo da densidade dos fios pode pesar o semblante.


CURTAS - São consideradas curtas quando sua extensão inicia depois do ponto inicial (e nesse caso pode dar a impressão de olhos afastados) ou finaliza antes da linha do canto externo do olho. Transmitem fragilidade e vulnerabilidade. Estão associadas ao olhar pueril (infantil).


Agora vamos falar sobre o terceiro aspecto das características das sobrancelhas, a ESPESSURA.


GROSSAS - São aquelas que tem bastante densidade de fios e geralmente os pelos são fortes e mais escuros. A mensagem que transmite esta associado a estabilidade e confiança. Geralmente encontramos essa característica no universo masculino, nas mulheres essas sobrancelhas carregam muita força na imagem e, a depender das outras características como o formato, podem contribuir muito se a intenção é imprimir um posicionamento mais firme na sua comunicação.


FINAS - Esse tipo de sobrancelhas finas já foi tendência, hoje não é a mais tão desejada. Em algumas pessoas essa espessura fica harmônico, quando os traços faciais já são mais delicados e o contraste entre pele e fios da sobrancelha são baixo contraste. Essa característica pode ser da estrutura natural de muitas pessoas e engrossar nem sempre é uma boa escolha. Dentro da consultoria da análise facial, eu sempre pergunto para minhas clientes qual é a estrutura natural das suas sobrancelhas, porque o formato natural tem um significado e uma mudança no design terá outro. As sobrancelhas finas estão associadas a atributos como a sensibilidade, delicadeza e timidez.


FALHADAS - A descontinuidade dos fios faz com que o olhar perca sua força ou expressividade. A depender do formato e de outros traços faciais podem transmitir insegurança e fraqueza. Se esse é um ponto de incômodo na sua imagem, o procedimento de nanoblading vai ajudar a trazer mais volume e preencher as falhas de uma forma bem natural.


Fotos - Pinterest


Independente da harmonia o seu desejo de sobrancelhas é o que deve prevalecer! O importante é você se sentir bem com o que você vê no espelho e saber se a mensagem que elas estão transmitindo estão em consonância com seu desejo de imagem, para aí sim decidir se modifica sua estrutura ou não.


Estar confortável "vestindo-se" de si mesma é o essencial e gera autenticidade e até uma assinatura de estilo.


Agora é com você! Estou curiosa para saber com quais características as suas sobrancelhas se assemelham e se você tem vontade de mudar? E se sim, as sobrancelhas do seu desejo condizem com a ideia de imagem que você gostaria de transmitir ou com esse post descobriu outro design? Me conta nos comentários, quem sabe posso te dar alguma dica extra.



Considerações Finais


Dentro de uma consultoria completa de análise facial é avaliado o todo e não apenas as sobrancelhas, o conjunto de todos os traços faciais (que diga-se de passagem são em torno de 60), para dar uma devolutiva assertiva ao cliente. Um traço isolado não traduz o todo.


Aqui nesse post compartilhei alguns pontos curiosos que observamos dentro da análise, mas a consultoria é bem mais profunda e inclui também algumas medidas.


Outro ponto que não abordei dentro das características das linhas e formas das sobrancelhas foi a relação com os perfis comportamentais. Porque como falei acima, um traço facial não traduz o todo. Mas em breve trarei mais conteúdos sobre esse tema por aqui. Estou aberta a sugestões, deixe seu comentário, adorarei saber!


Espero que você esteja gostando e obrigada por ler até aqui.


Aquele abraço virtual e até o próximo post!


Enquanto isso, me siga no instagram para acompanhar mais conteúdos como este @marciaflorenccio


Bye now ;)



Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page