top of page

SHAMPOO A SECO: TUDO QUE VOCÊ PRECISAVA SABER SOBRE ELE

Atualizado: 15 de fev. de 2022

Lavar os cabelos antes de dormir ou acordar mais cedo para lavá-los? 🤔 O xampu a seco pode ser uma terceira alternativa para esse dilema!


O QUE É XAMPU A SECO


É um spray que remove a oleosidade dos cabelos dando a eles uma aparência de limpos sem precisar lavar com água. É uma alternativa para aqueles dias em que não dá tempo de lavar e secar as madeixas antes de sair de casa.


O produto contém amido de alumínio octenilsuccinato, uma substância que tem a capacidade de sugar a gordura do cabelo por adsorção mecânica, isto é, ele gruda as impurezas no couro cabeludo e por remoção manual, com uma escova, toalha ou com os dedos, a oleosidade é retirada.


Mas atualmente existem vários tipos de xampu a seco com outros benefícios além de minimizar a oleosidade, falarei deles adiante.


COMO USAR


Primeiro, agite a lata e com o cabelo dividido em mechas borrife o produto por toda a cabeça, na direção da raiz, em jatos curtos a uma distância de 20 a 30 centímetros do couro cabeludo. Deixe o produto agir por alguns minutos, massageie o couro cabeludo para espalhar o xampu e depois escove ou use uma toalha para remover o excesso do produto dos fios. Para quem tem cabelo cacheado usar o jato frio do secador para retirar o excesso do xampu é uma opção para não desmanchar os cachos com a escovação.


QUANDO USAR


O xampu a seco é uma medida emergencial para retirar o aspecto de oleosidade e melhorar o cheiro dos fios nos dias em que falta tempo para uma lavagem convencional. Esse produto não faz uma limpeza eficiente do couro cabeludo ele apenas melhora a aparência do cabelo.


Portanto, ele não substitui a limpeza com água, xampu e condicionador, é apenas um auxiliar entre uma lavagem e outra. O ideal é não usar o produto por mais de dois dias seguidos para não criar um ambiente propício para proliferação de micro-organismos que podem causar caspas, dermatite seborreica e alergias. 


PARA QUAIS TIPOS DE CABELO É RECOMENDADO


Não apenas quem tem cabelo oleoso se beneficia do xampu a seco, donas de cabelos mistos (com a raiz oleosa e a ponta seca) também podem usar para equilibrar a oleosidade da raiz.


Também não existe contraindicação de uso por quem possui cabelos secos, principalmente os xampus a seco que oferecem benefícios além de apenas tirar a oleosidade.


BENEFÍCIOS


Além de melhorar a aparência dos fios ao remover a oleosidade, xampu a seco também possui perfume que deixa os cabelos levemente cheirosos até a próxima lavagem. Esse produto também é usado para encorpar o fio, deixando o cabelo mais volumoso e soltinho.


CONTRAINDICAÇÃO


O uso do xampu a seco de maneira esporádica e correta, sem deixar de fazer a higienização convencional dos fios, não é capaz de causar problemas como ressecamento dos fios, queda ou caspa. Porém, para as pessoa que já possuem predisposição para essas disfunções o seu uso não é recomendado, uma vez que podem agravá-las.


Também não é aconselhado utilizar se o couro cabeludo não estiver saudável, para evitar irritações e alergias, uma vez que é necessário esfregar a cabeça para remover as partículas do produto.


TIPOS DE XAMPU A SECO


Esse produto surgiu para ajudar a diminuir a oleosidade do couro cabeludo sem precisar lavar os cabelos com água. Contudo o mercado foi evoluindo e atualmente existem diferentes tipos de xampu a seco com outros benefícios extras. Veja só!


1. Normal

Ele perfuma os cabelos (tem opções com diferentes cheiros) remove o excesso de oleosidade e deixa os cabelos com aparência de limpos.


2. Volume

Além das vantagens do xampu a seco normal esse ajuda a estilizar os cabelos, proporcionando mais volume e facilitando a modelagem sem precisar fazer escova.


3. Cabelos coloridos

A maioria dos xampus a seco são brancos e deixam um resíduo que acinzenta a raiz, mesmo depois de esfregar e retirar o excesso do produto. Para resolver esse problema, algumas marcas desenvolveram o produto com cor, que não acinzenta os fios e ainda ajuda a disfarçar os fios brancos, pois os deixa pigmentados temporariamente.



4. Pós-química

Até quem faz tratamento químico nos cabelos possui um xampu a seco para chamar de seu! 🙂 Essa versão, além do benefício tradicional, auxilia na restauração dos fios e possui filtro UV que protege o cabelo dos raios solares e prolonga o brilho da cor.


5. Anticaspa

Enquanto o xampu a seco tradicional é contraindicado para quem sofre com as caspas, a marca Charming criou um anticaspa pensado para diminuir essa dermatite, pois por permanecer em contato com o couro cabeludo por bastante tempo ele tem uma eficácia maior no combate a esse problema. A marca inclusive desenvolveu um exclusivamente para o público masculino.




CUIDADO COM AS ALTERNATIVAS CASEIRAS


Talco

Apesar de o talco ter uma função parecida com o do xampu a seco (absorve umidade e oleosidade) ele não é uma opção recomendada, pois deixa mais resíduos nos fios o que pode obstruir os poros e causar queda de cabelo, além de ter mais chances de gerar alergias.


Receita de xampu a seco caseiro

Existem uma receita de xampu seco, que pode ser encontrada na internet, que mistura amido de milho, bicarbonato de sódio e "corante natural" (cacau para morenas, canela para ruivas) e sem "corante" para loiras. Porém, essa mistura é desaconselhada pelos dermatologistas, pois esses ingredientes (principalmente o bicarbonato de sódio que possui pH alcalino) são incompatíveis com o couro cabeludo, podendo ocasionar obstrução do folículo e diminuir a oxigenação do couro cabeludo provocando queda de cabelo bem como alergias.


Eu já sou adepta do xampu a seco há bastante tempo. Além do meu cabelo ser oleoso, ele é tingido e por isso evito lavar todos os dias para não desbotar a cor muito rápido. Então esse produto é uma mão na roda para manter a minha dignidade capilar por mais tempo sem lavar.


E você, já faz uso desse produto? Compartilha a sua experiência.


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.



E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Beijos. 😘 💖


54 visualizações3 comentários

3 Comments


Eu também sempre usei da batiste. Esses da charming descobri escrevendo o post. Já quero testar tbm o de pós química. A promessa é boa.

Like

Eu amo os shampoos a seco da batiste. Sempre tenho em casa, tanto para retirar a oleosidade, como para deixar a raiz um pouco mais volumosa! Este da Charming não conhecia! Já quero testar! Você já chegou a usar ele?

Like

Márcia Florêncio
Márcia Florêncio
May 04, 2020

Obrigada pelo post Bárbara💖 Eu Tb sou adepta ao uso dos shampoos a seco. Eu tenho 3 no momento, um a base de óleo de coco, não gostei, ele deixa oleoso rs, o da marca L’anza tb não gostei, deixa oleoso (o que acontece? rs) mas agora q tenho preciso usar, o que mais AMO é da marca DryBar se chama Detox Dry Shampoo, melhor q já usei, mas esses que vc indicou da Batiste são bons tb, eu só não gosto do cheirinho, por isso não uso. Gostei de saber sobre esses produtos caseiros não serem saudáveis ao couro cabeludo, as vezes achamos que por ser caseiro não causa dano, como é bom ter o conhecimento né?! Obrigada maravilhosa…

Like
bottom of page