top of page
  • Foto do escritorMárcia Florêncio

Contraste Pessoal - Aprenda a identificar o seu


Imagem: Bob Brown


A identificação do contraste pessoal é uma das primeiras etapas da consultoria de análise de coloração pessoal. Saber o seu contraste pessoal vai te beneficiar em vários aspectos da sua imagem pessoal, desde a escolha sobre sua coloração capilar, maquiagem, até as cores de estampas de roupa. Tudo isso porque o seu contraste pessoal vai te direcionar sobre qual escala de cores, escuras e claras, fica mais harmônica em você.


Mesmo que esse seja um tema simples e fácil de aplicar, ainda há muitas dúvidas na hora de colocar em prática. Por isso trouxe esse tema para te ajudar a usar o conceito de contraste pessoal, e por estratégia, em qual momento esse conceito não é usado para ter um efeito contrário.


Imagem: variety.com


Para começar vamos esclarecer o que é contraste.


Contraste 1. grau marcante de diferença ou oposição entre coisas da mesma natureza, suscetíveis de comparação. 2. oposição de tons, luz e sombra numa obra artística ou imagem.


Na prática essa comparação é feita através das cores acromáticas - branco e preto - conhecida como a escala de cinza, que é essa variedade de tons monocromático entre preto e branco, como mostra a figura abaixo.



Na coloração pessoal, essa comparação entre claro e escuro é feita entre os cabelos, sobrancelhas, olhos e a pele da pessoa. Verifica-se então a diferença entre essas cores mais escuras e clara que compõe o rosto da pessoa analisada. A depender da escala entre claro e escuro será definido o tipo do contraste pessoal.


O objetivo principal do conceito do contraste pessoal é harmonizar, ou seja, repetir a sua escala de tons - claro ou escuro - na sua imagem.



Veja na imagem abaixo, um exemplo de baixo contraste da atriz Ellen Fanning. Na foto esquerda ela usa um batom que foge do conjunto harmônico, do conceito do seu contraste pessoal, comparado a foto direita, que esta dentro da sua escala de tons que compõe suas cores naturais.


Não é uma questão de qual é bonito ou não. Se o seu objetivo é buscar harmonia no seu visual, transmitir uma mensagem de mais acessibilidade, naturalidade e até um aspecto de mais jovialidade, a melhor estratégia é seguir sua própria escala de tons.


Porém se você quer trazer mais drama na sua imagem, ou até mesmo, querer tirar o foco de um outro segmento do seu rosto, por alguma determinada razão, você "sai" desse conceito harmônico, colocando um "holofote", no caso da Ellen Fanning, no segmento inferior do seu rosto.



Por outro lado, a cantora Dua Lipa, que possui alto contraste pessoal, aplicou o efeito oposto, diminuindo seu contraste de alto para baixo drasticamente, através da coloração capilar.




TIPOS DE CONTRASTE


BAIXO CLARO e BAIXO ESCURO - Significa que a pessoa possui cores em uma escala próxima, seja dos tons claros ou dos tons escuros.




MÉDIO CONTRASTE - Significa que a pessoa possui as cores em uma escala intermediaria entre os tons claros e escuros.




ALTO CONTRASTE - Significa que a pessoa possui as cores em uma escala extrema entre o claro e o escuro.




AVALIAÇÃO

Faça o seu auto teste com uma simples selfie, seguindo os seguintes passos:


Passo 1

- Pele limpa, sem maquiagem.

- Bata a foto perto de uma janela com luz natural.

- Cabelos presos se você tiver qualquer coloração artificial capilar (se a raiz é natural considera apenas ela na análise).


Passo 2

- Após bater a selfie, use as configurações da foto e retire toda a saturação. Isso vai fazer a foto ficar preto e branca. Não use filtros, pois o resultado não será fidedigno.


Passo 3

- Calcule qual o valor do seu contraste usando a escala cinza da figura acima.

- Observe as cores mais escuras e avalie qual o número na escala, depois a cor mais clara e verifique qual o número na escala. Exemplo; cabelos 10, olhos 8, sobrancelhas 10. pele 3. Pegue o numero maior e diminua do menor. Ex: 10-3 = 7, neste caso seria um Alto Contraste.


Resultado

Entre 01 -03 = Baixo Contraste (claro ou escuro)

04-06 = Médio Contraste

07-10 = Alto Contraste


Agora que você identificou o seu contraste pessoal, vou deixar mais uma dica que ensino para minhas clientes. Você poderá aplicar essa técnica da foto sem a saturação, e testar com suas roupas para saber se elas estão em harmonia com suas cores, inclusive quando for comprar novas peças, faça esse teste rápido no provador. Com o tempo você vai identificar rapidamente as estampas que melhor harmonizam com você, sem precisar aplicar o teste novamente.


CONTRASTE NAS ESTAMPAS E CARTELAS DE COLORAÇÃO PESSOAL


Baixo Contraste Claro e Baixo Contraste Escuro - Podemos encontrar nos verões e outono suave.

Médio Contraste - Podemos encontrar em qualquer uma das cartelas, para descobrir precisa de mais informações de outras dimensões das cores.


Alto Contraste - Podemos encontrar nos invernos, primaveras e no outono escuro.


Seu contraste pessoal não determina cartela de coloração, os exemplos acima foram um resumo apenas, pois há mais exceções e mais opções dentro de cada um dos tipos de contrastes. Por isso, para ir mais afundo, você precisa passar por uma consultoria de cores.


OBSERVAÇÕES


*A análise do contraste é um dos pilares para compor a sua coloração pessoal, sozinho ela fica incompleta. Contudo, você precisa saber de outras características da sua pele e qual delas é predominante na sua beleza, temperatura, intensidade ou profundidade para a harmonia ficar completa. Ex: Uma pessoa de cartela primavera clara com médio contraste. Neste caso, suas cores principais são claras, então o contraste será com cores claras e média claras. Na prática vai parecer que ela fica bem com o médio baixo contraste nas estampas para roupas, mas ela é médio contraste.


**Quando analisar sua foto em preto e branco com a escala cinza, cuidado para não cometer o erro comum em escolher uma escala mais escura do que é na real. É importante comparar com a foto colorida também, pois um cabelo castanho claro pode parecer muito escuro na escala, e ele não pode ser considerado um 10. Cuidado como os cabelos oleosos, eles tendem a ficar mais escuro na foto, melhor fazer o teste com os cabelos limpos.


***Para não correr risco de erros, busque ajuda de uma profissional. Esta etapa pode ser feita online.


Espero que tenha gostado, faça o teste para descobrir seu contraste e comece a aplicar as dicas hoje mesmo.


Qualquer dúvida você me encontrar aqui no meu perfil do instagram

Até o próximo post!


Bye for now :)


Márcia Florencio - Consultora de Imagem Visagista e Facetelling






Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page