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Rímel: a história da máscara de cílios

Atualizado: 15 de fev. de 2022



Existem relatos do uso de algo que se assemelha com a máscara de cílios desde 3.000 a.C, pelos Egípcios, que pintavam o contorno dos olhos de preto para protegê-lo do sol e acreditavam que também afastava os maus espíritos. E a prática não se restringia as mulheres, homens também utilizavam o pigmento no rosto.


Mas a máscara de cílios como a conhecemos hoje começou a ganhar forma apenas no século XIX, pela invenção do perfumista francês Eugene Rimmel que desenvolveu um cosmético a base de carvão para ser passado nos cílios, para a sua empresa House of Rimmel. Não atoa que até hoje a máscara de cílios é chamada de rímel, nome da marca de seu inventor (que ainda existe e é vendida em alguns países da Europa).


No século seguinte, em 1917, outra empresa desenvolveu sua própria máscara de cílios e foi graças a ela que o produto se popularizou. O químico Thomas Williams, atendendo um pedido de sua irmã, Maybel, criou uma fórmula feita com uma mistura de vaselina e pó de carvão, que por ser fácil de usar, se tornou um sucesso. Originando a marca de cosméticos, Maybelline, junção do nome da irmã, Maybel com vaselina.



A mudança da forma de aplicação se deu graças ao Max Factor, o pai da maquiagem (ele ficou assim conhecido por ter popularizado a maquiagem para as mulheres "comuns", desenvolvendo produtos, que eram usados apenas pelas atrizes de hollywood, para serem vendidos em farmácias), ele criou o tubo com bastão de aplicação para a máscara de cílios, semelhante as embalagens que usamos até hoje.


Sem dúvida, um dos meus itens de maquiagem indispensáveis é a máscara de cílios. Ela abre o olhar, da mais destaque para todo o rosto. Não vivo sem. Os meus preferidos são da Maybelline e da Avon. Qual é a sua preferida?


Gostou de conhecer um pouco sobre a história da máscara de cílios? Deixa seu comentário para eu saber. Inclusive de sugestões de temas para os próximos post.


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


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Até o próximo post.

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